terça-feira, 9 de julho de 2013

Manifesto Comunista. Atividade escolar.

Cieja Parelheiros
Ciências Humanas



Em 1848, dois jovens, um com 29, Karl Marx, e outro, Friedrich Engels, com 27 anos, escreveram um pequeno panfleto que se tornou um dos documentos mais lidos e que mais influenciaram os movimentos sociais no mundo. Eles não foram "profetas" ou "visionários", apenas utilizaram a capacidade de pensar seu tempo e fizeram projeções a partir de elementos que já estavam presentes e indicavam as mudanças que viriam. Veja um trecho do que eles escreveram.

"Tudo o que é sólido se desmancha no ar"

A burguesia não pode existir revolucionar incessantemente os instrumentos de produção, por conseguinte, as relações de produção e, com isso, todas as relações sociais.
Impelida pela necessidade de mercados sempre novos, a burguesia invade todo o globo terrestre. Necessita estabelecer-se em toda parte, explorar em toda parte, criar vínculos em toda parte.
Pela exploração do mercado mundial, a burguesia imprime um caráter cosmopolita à produção e ao consumo em todos os países. Para desespero dos reacionários, ela roubou da indústria sua base nacional.
As velhas indústrias nacionais foram destruídas e continuam a ser destruídas diariamente. São superadas por novas indústrias, cuja introdução se torna uma questão vital para todas as nações civilizadas - indús­trias que já não empregam matérias-primas nacionais, mas sim matérias-primas vindas das regiões mais distantes, e cujos produtos se consomem não somente no próprio país mas em todas as partes do mundo. No lugar do antigo isolamento de regiões e nações autossuficientes, desenvolvem-se um intercâmbio universal e uma universal interdependência das nações. E isto se refere tanto à produção material como à produção intelectual. As criações intelectuais de uma nação tornam-se patrimônio comum. A estreiteza e a unilateralidade nacionais tornam-se cada vez mais impossíveis; das numerosas literaturas nacionais e locais nasce uma literatura universal.                                                                                               MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista.

Atividade no caderno. Copie e responda as questões abaixo.


1- Como foi possível perceber por alguns indícios, há 150 anos, o que aconteceria no mundo globalizado do final do século XX e início do XXI?

2- É possível utilizar o mesmo esquema analítico hoje?

Nenhum comentário: