domingo, 21 de setembro de 2014

A Semana de Arte Moderna de 1922

Cieja Parelheiros
História
Belle Époque em São Paulo e a Semana de Arte Moderna

Muita coisa mudou no começo do século XX em São Paulo. O número de habitantes aumentou, principalmente com a chegada de imigrantes, novos bairros surgiram, para abrigar a elite e também os trabalhadores.
Todas essas mudanças na cidade influenciaram o comportamento de seus habitantes. A São Paulo do século XIX (1801-1900) era tranquila, poucas pessoas transitavam nas ruas. Nos horários e dias de descanso as pessoas ficavam em suas casas
Com as mudanças urbanas, tanto os membros da elite como os da classe trabalhadora passaram a transitar mais pela cidade, que apareceram diversas alternativas de lazer.
Os membros da elite participavam de bailes em salões, como o da Avenida Paulista; praticavam esportes em clubes, como o turfe; e à noite iam a espetáculos teatrais; como os eventos do Teatro Municipal.
O Teatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo naquele início de século...
O arquiteto Ramos de Azevedo e os italianos Cláudio Rossi e Domiziano Rossi iniciaram a construção em 1903 e, após oito anos de trabalho, o Teatro Municipal foi batizado pela ópera Hamlet, de Ambroise Thomas, diante de uma multidão de 20 mil pessoas, que acotovelava às suas portas. São Paulo se integrava ao roteiro internacional dos grandes espetáculos.

Responda:
1.       Quais os locais frequentados pela elite paulista no começo do século XX?
2.       O que você entende pela frase: 
O Teatro Municipal de São Paulo nasceu embalando os sonhos de uma cidade que crescia com a indústria e o café e que nada queria dever aos grandes centros culturais do mundo naquele início de século...
3.       Como o autor do texto descreve a noite de inauguração do Teatro Municipal de São Paulo?





Ciências Humanas
História
A Semana de Arte Moderna de 1922
As mudanças ocorridas na cidade pelas reformas urbanas e pela industrialização influenciaram a forma de viver, trabalhar e se divertir em São Paulo. Essas transformações eram chamadas de modernizações da cidade.
Essa modernização também influenciou alguns artistas, como poetas, escritores, pintores e músicos. Liderados por dois paulistas, Mario de Andrade e Oswald de Andrade, esses artistas organizaram, no Teatro Municipal de São Paulo, a Semana de Arte Moderna de 1922.
Foi um grande evento. Havia leitura de poesias, concertos musicais e exposição de quadros. O impacto foi grande. Muitos não gostaram do que viam, criticando o que era chamado de ‘arte moderna’.
E o que era essa arte moderna da Semana de 1922?
A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, subverter uma produção artística, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias, essa era basicamente a intenção dos modernistas.
Responda:
1.       O que foi a Semana de Arte Moderna de São Paulo?
2.       Qual o propósito da Semana de Arte Moderna de São Paulo?
3.       Quais os eventos que ocorreram na Semana de Arte Moderna de São Paulo?



Nenhum comentário: