Justificativa
-Inserir um olhar profundo
sobre o futebol com suas variantes, incentivando um melhor conhecimento nas
disciplinas de geografia, história, português, matemática, biologia, artes e
educação física envolvendo valores básicos
para a cidadania.
-Incentivar a prática de
atividade física;
- Promover o trabalho em
equipe;
- Estimular à reciclagem.
Objetivo
Tematizar
o futebol nas suas esferas através de um projeto interdisciplinar, unindo
esporte, valores e cidadania.
ORIENTAÇÕES
Campeonato de futebol envolvendo todas as salas , cada sala
terá 2 times, 1 masculino e 01 feminino, a escolha deles incluindo os nomes dos
times integrantes. A tabela de disputas será simples, com os seguintes países,
cada sala representará um país que será definido através de sorteio:
Interdisciplinaridade
HISTÓRIA
· Trabalhar a origem da Copa do Mundo
· Aspectos históricos do país que a sala representa.
(Personalidades – locais históricos – curiosidades - etc)
GEOGRAFIA
· Trabalhar com um mapa mundo, mostrando a
localização do país que vai sediar e dos outros países que sediaram a copa do
mundo;
· Aspectos geográficos do país que
a sala representa (clima – relevo – localização – demografia - etc)
BIOLOGIA
· Pesquisar o que é DOPING e quais seus efeitos e
proibição;
· Fauna e flora do país que a sala
representa.
· Reciclagem.
· Gastronomia do país que a sala
representa.
PORTUGUÊS
· Trabalhar pesquisa em manchetes de jornais, revistas e internet sobre a copa
do mundo 2014;
· Trabalhar explicando como é a língua oficial dos países participantes.
·Origem (significados) dos nomes dos jogadores.
MATEMÁTICA
· Trabalhar com os alunos utilizando dados
disponíveis em revistas, jornais e internet, gráficos e tabelas sobre o quadro
de medalhas dos países que venceram as copas;
· Trabalhar o BRASIL - quantidade de vezes que
participou da copa do mundo com o seu quadro de medalhas.
ARTES
· Pesquisar e desenhar o logomarca, taça e mascote
da copa do mundo;
· Confecção da bandeira do país
que a sala representa.
Enfeitar a escola.
INGLÊS
· Produção de
jornal com notícias diárias da copa
SOCIOLOGIA
·
Trabalhar o futebol
como um dos elementos da construção da identidade nacional e suas formas como
processo de socialização em contrapartida a tentativa de alienações.
FILOSOFIA
· O corpo como expressão da intersubjetividade; exterioridade
internalizada e interioridade externalizada.
Ø Arrecadação/Doação
A cada 50 latinhas a sala ganha um ponto. As latinhas deverão vir
amassadas, e serão entregues em dia a ser divulgado. Serão vendidas para compra
de materiais esportivos para a escola. Haverá prestação de contas para os
alunos e seus respectivos pais, o material entrará como doação dos alunos para
a escola.
Entregues na data estipulada.
- Cada sala terá um grupo para
cada trabalho da disciplina, a escolha deles, de forma que todos participem. Os
temas para cada grupo será feito por sorteio.
- Cada trabalho terá sua pontuação, assim como o campeonato e as doações.
Ganhará a sala que obtiver maior pontuação no total dos trabalhos.
- Cabe lembrar que teremos pontuação negativa nas questões cartões e/ou
indisciplina durante os jogos.
ü Pontuação dos trabalhos – Todos
valerão 10,0
ü Divulgação : 31/01
à 04/04 ou 14/04 à 25/04
ü Entrega dos trabalhos: 26/05 à 30/05
ü Data da entrega das latinhas : Nos dias 08/05, 15/05 , 22/05 e 29/05, ultimo dia para
entrega entre 28/07 e 01/08
ü 04/08 à 22/08 – Jogos
ü 26/08
Premiação da classe campeã
A
sala campeã ganhará um troféu e no ano seguinte esse troféu será disputado para
que possa passar para outra sala.
Respeito da torcida (receberam 2
advertências, a partir da terceira a sala perderá 1 ponto a cada advertência,
em caso de reincidências a sala ficará fora dos jogos, permanecendo apenas com
os trabalhos e latinhas.
O mesmo valido para os cartões
amarelos nos jogos.
*Colocar um professor que possa ficar
como orientador e coordenador de cada sala, este professor recolhe as latinhas
e ajuda na contagem ou dividir as salas entre os professores que aderirem ao
projeto para que fiquem responsáveis em recolher as latinhas.
Cada professor dá uma nota de 0 a 10 para a contagem no
projeto e fica a seu critério se o trabalho será utilizado na pontuação da
disciplina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário