quinta-feira, 15 de maio de 2014

PROJETO COPA DO MUNDO

Justificativa
-Inserir um olhar profundo sobre o futebol com suas variantes, incentivando um melhor conhecimento nas disciplinas de geografia, história, português, matemática, biologia, artes e educação física envolvendo valores básicos  para a cidadania.
-Incentivar a prática de atividade física;
- Promover o trabalho em equipe;
- Estimular à reciclagem.

Objetivo
Tematizar o futebol nas suas esferas através de um projeto interdisciplinar, unindo esporte, valores e cidadania.

ORIENTAÇÕES

Campeonato de futebol envolvendo todas as salas , cada sala terá 2 times, 1 masculino e 01 feminino, a escolha deles incluindo os nomes dos times integrantes. A tabela de disputas será simples, com os seguintes países, cada sala representará um país que será definido através de sorteio:




Interdisciplinaridade


HISTÓRIA
· Trabalhar a origem da Copa do Mundo
 · Aspectos históricos do país que a sala representa. (Personalidades – locais históricos – curiosidades - etc)


GEOGRAFIA
· Trabalhar com um mapa mundo, mostrando a localização do país que vai sediar e dos outros países que sediaram a copa do mundo;
· Aspectos geográficos do país que a sala representa (clima – relevo – localização – demografia - etc)


BIOLOGIA
· Pesquisar o que é DOPING e quais seus efeitos e proibição;
· Fauna e flora do país que a sala representa.
·    Reciclagem.
· Gastronomia do país que a sala representa.

PORTUGUÊS

 · Trabalhar pesquisa em manchetes de jornais, revistas e internet sobre a copa do mundo 2014;
 · Trabalhar explicando como é a língua oficial dos países participantes.
  ·Origem (significados) dos nomes dos jogadores.

MATEMÁTICA
· Trabalhar com os alunos utilizando dados disponíveis em revistas, jornais e internet, gráficos e tabelas sobre o quadro de medalhas dos países que venceram as copas;
· Trabalhar o BRASIL - quantidade de vezes que participou da copa do mundo com o seu quadro de medalhas.

ARTES
· Pesquisar e desenhar o logomarca, taça e mascote da copa do mundo;
· Confecção da bandeira do país que a sala representa.
Enfeitar a escola.


    INGLÊS

· Produção de jornal com notícias diárias da copa


SOCIOLOGIA
·        Trabalhar o futebol como um dos elementos da construção da identidade nacional e suas formas como processo de socialização em contrapartida a tentativa de alienações.

 FILOSOFIA
· O corpo como expressão da intersubjetividade; exterioridade internalizada e interioridade externalizada.



Ø     Arrecadação/Doação

A cada 50 latinhas a sala ganha um ponto. As latinhas deverão vir amassadas, e serão entregues em dia a ser divulgado. Serão vendidas para compra de materiais esportivos para a escola. Haverá prestação de contas para os alunos e seus respectivos pais, o material entrará como doação dos alunos para a escola.

Entregues na data estipulada.

- Cada sala terá um  grupo para cada trabalho da disciplina, a escolha deles, de forma que todos participem. Os temas para cada grupo será feito por sorteio.

- Cada trabalho terá sua pontuação, assim como o campeonato e as doações. Ganhará a sala que obtiver maior pontuação no total dos trabalhos.

- Cabe lembrar que teremos pontuação negativa nas questões cartões e/ou indisciplina durante os jogos.


ü      Pontuação dos trabalhos – Todos valerão 10,0 
ü      Divulgação : 31/01 à 04/04 ou 14/04 à 25/04
ü      Entrega dos trabalhos: 26/05 à 30/05
ü      Data da entrega das latinhas : Nos dias 08/05, 15/05 , 22/05 e 29/05, ultimo dia para entrega entre 28/07 e 01/08
ü      04/08 à 22/08 – Jogos
ü      26/08  Premiação da classe campeã

A sala campeã ganhará um troféu e no ano seguinte esse troféu será disputado para que possa passar para outra sala.
Respeito da torcida (receberam 2 advertências, a partir da terceira a sala perderá 1 ponto a cada advertência, em caso de reincidências a sala ficará fora dos jogos, permanecendo apenas com os trabalhos e latinhas.
O mesmo valido para os cartões amarelos nos jogos.

*Colocar um professor que possa ficar como orientador e coordenador de cada sala, este professor recolhe as latinhas e ajuda na contagem ou dividir as salas entre os professores que aderirem ao projeto para que fiquem responsáveis em recolher as latinhas.
Cada professor dá uma nota de 0 a 10 para a contagem no projeto e fica a seu critério se o trabalho será utilizado na pontuação da disciplina.



Nenhum comentário: