segunda-feira, 23 de março de 2009

Symphonia

Não está escrito errado não, é Symphonia com Y e PH mesmo, isso porque a grafia é de 1929, pois na verdade esse título “São Paulo, A Symphonia da Metrópole” também é o titulo do belíssimo documentário produzido pelos húngaros Adalberto Kemeny e Rudolph Rex Lustig, dois imigrantes que se instalaram em São Paulo em meados da década de vinte e se apaixonaram pela “Terra da Garoa”.O documentário é de uma riqueza gigantesca para a história da maior cidade do Brasil e “quiçá” do mundo. Ele não é apenas a mais marcante produção não-ficcional dedicada à capital, mas também o mais importante documentário urbano da era do cinema-mudo no Brasil.A “sinfonia da metrópole” retrata a São Paulo dos anos vinte, com suas “1.059.000 almas”, como uma “oficina de progresso”. Na época São Paulo estava em plena expansão e já era tida como uma das maiores cidades do mundo.A São Paulo dos anos vinte se comparada com a São Paulo do século XXI é algo totalmente paradoxal, porém em essência era a mesma coisa dos dias atuais. Digo isso por vários motivos, começarei pelos paradoxos.Naquela época existiam competições de natação e remo nos rios Pinheiros e Tietê (algo totalmente inconcebível nos dias atuais), não existia metrô, comércio ambulante, e o que mais me impressionou no documentário: a “finada” casa de detenção do Carandiru era tida como a melhor penitenciaria do mundo. Isso mesmo, vocês não leram errado, o Carandiru era a melhor penitenciaria do mundo. Lá reinavam a disciplina, trabalho, respeito e principalmente a recuperação do interno. Algo inimaginável para quem conviveu perto do Carandiru nos últimos anos de sua existência.Mas mesmo com todas essas (e outras) disparidades em relação a São Paulo dos dias atuais, a essência da metrópole já era a mesma, tanto que naquela época já existiam arranha-céus, largas avenidas, diversos automóveis, bondes elétricos, diversas indústrias e (pasmem) até trânsito! Álias, a essência é tanta, mas tanta, que tentar ir para a praça da sé por meio de transporte coletivo, já naquela época significava enfrentar um transporte lotado, assim como a última foto dessa postagem (um bonde com destino praça da sé) prova.O documentário também mostra diversas outras peculiaridades da “Paulicéia Desvairada” e que pode impressionar o espectador de maneiras diferentes.Depois da etiqueta dos internos do Carandiru, o que mais me impressionou no documentário foi ver como São Paulo já era evoluída naquela época.São Paulo, A Symphonia da Metrópole é um documentário imperdível, não só para os paulistanos, mas para todos. Uma relíquia!Foi esse o documentário que eu assisti no festival de inverno de Paranapiacaba desse ano e que eu acabei achando o evento mais interessante do festival. Na ocasião, outra coisa que enriqueceu muito o documentário foi a sonorização do filme que foi feita ao vivo por dois excepcionais músicos multi-instrumentistas e que ficou nota dez.

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