quinta-feira, 12 de março de 2009

EJA na pauta.

EJA: processo preparatório para a Confintea VI é destaque

Por Ação Educativa



No cenário da EJA, o grande destaque político do ano foi o processo preparatório para a sexta edição da CONFINTEA – Conferência Internacional de Educação de Adultos, promovida pela Unesco e que será realizada em 2009. “Como membro do ICAE – Conselho Internacional de Educação de Adultos, a Ação Educativa participou ativamente da articulação da sociedade civil mundial, para que essa tenha voz ativa nas propostas a serem apresentadas no encontro”, explica Vera Masagão Ribeiro, coordenadora de programas da Ação Educativa. No encontro regional que ocorreu no México, Sergio Haddad, coordenador geral da organização, ajudou a articular uma reunião paralela à Conferência, com o objetivo de ampliar a incidência da sociedade civil no processo, ampliando também o espaço e o eco das discussões promovidas no encontro oficial. No processo nacional, assessores da Ação Educativa colaboraram na elaboração do documento base da conferência, em especial na parte relativa ao diagnóstico, tendo participado também do Encontro Nacional preparatório. Na linha de produção pedagógica, a equipe da Ação Educativa deu continuidade ao trabalho de elaboração de livros didáticos, em parceria com a Editora Global. Como destaque do período, está a inclusão do livro de alfabetização da Coleção Viver, Aprender no guia de livros aprovados pelo MEC para serem distribuídos ao programa Brasil Alfabetizado. A equipe também deu seqüência à atualização das coleções para o Ensino Fundamental e finalizamos uma obra inédita para o Ensino Médio. Na área de formação de professores, a Ação Educativa realizou oficinas em parceria com a Fundação Municipal para Educação Comunitária de Campinas – FUMEC. Foram realizadas oficinas de formação em EJA para o primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de 1ª a 4ª série. Cerca de 24 educadores e diretores participaram dos encontros. Milena do Carmo, assessora da Ação Educativa, conta que durante a formação, foi apresentada uma proposta curricular de EJA produzida pela Ação Educativa, por encomenda do MEC, aos diretores envolvidos nas oficinas. A proposta foi discutida e apresentada à Secretaria de Educação da Prefeitura de Campinas como um esboço de reforma curricular. Vera Masagão lembra que a Ação Educativa realizou também no ano de 2008 dois grandes projetos de avaliação, que se encontram em processo de finalização: um abrangendo toda a rede de educação do SESI, onde grande parte das matrículas são na modalidade EJA e também do programa SESC Ler, que mantém centros de educação de jovens e adultos em cidades interioranas das regiões Norte e Nordeste.

Para mais referências sobre o diagnóstico de 10 anos da EJA no Brasil e aos projetos de avaliação, visita a página de pesquisas da Ação Educativa

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