terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Semana de planejamento do Cieja.

Amigo leitor,
caminhamos para o 'recomeço do começo', vide Haroldo de Campos. A idéia é manter este espaço com informações diárias de nossa trincheira: a sala de aula. Chutando os cadáveres que se nutrem da burocracia para a sobrevivência dos seus vermes.
O que mais me aborrece na Educação é a corja de buracratas que pensam e submetem milhões de seres ao ostracismo do vazio. Explico. Educação é uma coisa extremamente simples. Consiste em ouvir, compreender e exercitar o entendido. Ler e escrever. Pensar os diferentes gêneros da escrita e escrever. Isto nos casos que consideramos dentro de uma normalidade humana. Claro que temos modalidades de ensino que exigem toda uma complexa rede de conhecimentos, saberes e informações, sobretudo para os portadores de necessidades especiais.
Em regra geral o destino das relações entre os educadores e seus alunos deveria ser o de ler e refletir acerca dos temas propostos. Apenas isto.
Mas a Educação é parte importante das relações de poder do Estado, palco para uma infinita rede de oportunistas que se degladiam para obter prestígio e 'status' no amparato burocrático, resultando em medidas que muitas vezes beiram à comédia. O fato é que nós, os professores, somos bombardeados pela lógica em buscar punir a fragilidade da rede pública de ensino com avaliações que apenas confirmam o que já sabíamos 'de véio'.
Senhores, o caso é complicado, necessita de uma profunda reflexão acerca das medidas tomadas pelas gestões do PSDB em São Paulo, sobretudo em torno daquilo que vejo ser um ódio mortal pelo Funcionalismo Público, que é tratado como escória, qundo deveria ser a alavanca para uma sociedade mais justa e com mais oportunidade para seus cidadãos.
Amanhã mandarei notícias do front.

Um comentário:

katia disse...

e de pensar que isto constitui objetivos fundamentais da república federativa do brasil.
está expressamente escrito na nossa constituição federal.
I.construir uma sociedade,livre,justa e solidária.
II.garantir o desenvolvimento nacional
III erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.
IV promover o bem de todos,sem preconceitos de de origem,raça,sexo,cor idade e quaisquer outras formas de discriminação.

tão bonito no papel...mas na prática é tudo uma mentira deslavada,um dia,num futuro não tão distante,tenho fé que tudo vai mudar.
abraços gde guerreiro!