domingo, 3 de novembro de 2013

Planejamento Anual de História 2013. 1ºs anos Ensino Médio.



GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo
Secretaria da Educação - DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL 3
E.E PROF. JOSÉ VIEIRA DE MORAES
PLANEJAMENTO ANUAL
ANO: 2013

DISCIPLINA: História
SÉRIE: 1º A ao T
PROFESSORES:
Adilson Campos Calasans, Beatriz S. Benedito, Elicio Gomes Lima.
DATA: 15/3/2013
ASSINATURAS:


HABILIDADES:
COMPETÊNCIAS:
PROJETOS
  • Identificar, analisar e reconhecer as características definidoras dos períodos estudados, bem como desenvolver capacidade de refletir criticamente sobre aspectos atuais, reportando-os ás origens do mundo antigo.
  • Reconhecer as diferenças culturais, hábitos, comportamento e valores sociais que identificam os mais diversos povos, nacionalidades e suas origens étnicas.






  • Relacionar cidadania e democracia na organização das civilizações.
  • Compreender os elementos culturais que constituem as identidades.
  • Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
  • Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
  • Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situações ou fatos de natureza histórico-geográfico acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
  • Revisão básica de conteúdos de Matemática do Ensino fundamental II (Fevereiro). (para ciências da natureza e matemática)
  • Revisão básica de Língua Portuguesa. (para ciências humanas, linguagens e códigos)


CONTEÚDOS
ESTRATÉGIAS
AVALIAÇÃO
CONTEÚDO MÍNIMO DO PROVÃO

1º BIMESTRE

Pré-história
-Pré-história:
a) sul-americana;
b) brasileira e regional
-O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades
-Egito e Mesopotâmia











Enfatizando o desenvolvimento e o aprimoramento da leitura e da escrita, serão utilizados diversos e diferentes suportes como metas para alcançar o objetivo proposto, destacamos:
·         Produção de texto;
·         Contextualização de fatos;
·         Leituras individuais;
·         Leituras compartilhadas;
·         Leituras iconográficas;
·         Leituras cartográficas;
·         Interpretações de textos;
·         Problematização de textos;
·         Leituras de imagens fotográficas e documentação histórica;
·         Filmes e documentários;
·         Seminários e apresentações;
·         Analise e síntese de textos;
·         Pesquisas individuais e em grupos;
Excursões e visitações.
·         Oral;
·         Escrita;
·         Questões objetivas;
·         Trabalhos individuais e em grupos;
·         Produção de textos e dissertações;
·         Seminários;
·         Relatórios;
·         Pesquisas;
·         Provão;
Compromisso, participação, postura e organização na matéria.
O Oriente Próximo e o surgimento das primeiras cidades


2º BIMESTRE
Civilização grega
·         A construção da cidadania clássica e o regime democrático ateniense.
·         Os excluídos do regime democrático
Democracia e escravidão no mundo antigo e no mundo contemporâneo
O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com o Ocidente


Civilização grega
·         A construção da cidadania clássica e o regime democrático ateniense.
Os excluídos do regime democrático

3º BIMESTRE
A civilização Romana e as migrações bárbaras
Império Bizantino e o mundo árabe
Os Francos e o Império de Carlos Magno
Sociedade Feudal
·         Características sociais, econômicas, políticas e culturais.
Enfatizando o desenvolvimento e o aprimoramento da leitura e da escrita, serão utilizados diversos e diferentes suportes como metas para alcançar o objetivo proposto, destacamos:
·         Produção de texto;
·         Contextualização de fatos;
·         Leituras individuais;
·         Leituras compartilhadas;
·         Leituras iconográficas;
·         Leituras cartográficas;
·         Interpretações de textos;
·         Problematização de textos;
·         Leituras de imagens fotográficas e documentação histórica;
·         Filmes e documentários;
·         Seminários e apresentações;
·         Analise e síntese de textos;
·         Pesquisas individuais e em grupos;
Excursões e visitações
·         Oral;
·         Escrita;
·         Questões objetivas;
·         Trabalhos individuais e em grupos;
·         Produção de textos e dissertações;
·         Seminários;
·         Relatórios;
·         Pesquisas;
·         Provão;
Compromisso, participação, postura e organização na matéria.
A civilização Romana e as migrações bárbaras


4º BIMESTRE
Renascimento comercial e urbano e formação das monarquias nacionais
Expansão europeia nos séculos XV e XVI
·         Características econômicas, políticas, culturais e religiosas.
Sociedades africanas da região subsaariana até o século XV
A vida na América antes da conquista europeia
·         As sociedades maia, inca e asteca.
Enfatizando o desenvolvimento e o aprimoramento da leitura e da escrita, serão utilizados diversos e diferentes suportes como metas para alcançar o objetivo proposto, destacamos:
·         Produção de texto;
·         Contextualização de fatos;
·         Leituras individuais;
·         Leituras compartilhadas;
·         Leituras iconográficas;
·         Leituras cartográficas;
·         Interpretações de textos;
·         Problematização de textos;
·         Leituras de imagens fotográficas e documentação histórica;
·         Filmes e documentários;
·         Seminários e apresentações;
·         Analise e síntese de textos;
·         Pesquisas individuais e em grupos;
Excursões e visitações
·         Oral;
·         Escrita;
·         Questões objetivas;
·         Trabalhos individuais e em grupos;
·         Produção de textos e dissertações;
·         Seminários;
·         Relatórios;
·         Pesquisas;
·         Provão;
Compromisso, participação, postura e organização na matéria.
Sociedade Feudal

Renascimento comercial e urbano e formação das monarquias nacionais



Nenhum comentário: