GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São
Paulo
Secretaria da Educação - DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SUL 3
E.E PROF. JOSÉ VIEIRA DE MORAES
|
PLANEJAMENTO ANUAL
|
|
ANO: 2013
|
DISCIPLINA:
História
|
SÉRIE:
1º A ao T
|
PROFESSORES:
Adilson
Campos Calasans, Beatriz S. Benedito, Elicio Gomes Lima.
|
DATA:
15/3/2013
|
ASSINATURAS:
|
HABILIDADES:
|
COMPETÊNCIAS:
|
PROJETOS
|
|||||
|
|
|
|||||
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
AVALIAÇÃO
|
CONTEÚDO MÍNIMO DO
PROVÃO
|
||||
1º
BIMESTRE
|
Pré-história
-Pré-história:
a) sul-americana;
b) brasileira e regional
-O Oriente
Próximo e o surgimento das primeiras cidades
-Egito e Mesopotâmia
|
Enfatizando o desenvolvimento e o aprimoramento da leitura
e da escrita, serão utilizados diversos e diferentes suportes como metas para
alcançar o objetivo proposto, destacamos:
·
Produção de
texto;
·
Contextualização
de fatos;
·
Leituras
individuais;
·
Leituras
compartilhadas;
·
Leituras iconográficas;
·
Leituras
cartográficas;
·
Interpretações
de textos;
·
Problematização
de textos;
·
Leituras de
imagens fotográficas e documentação histórica;
·
Filmes e
documentários;
·
Seminários e
apresentações;
·
Analise e
síntese de textos;
·
Pesquisas
individuais e em grupos;
Excursões e visitações.
|
·
Oral;
·
Escrita;
·
Questões objetivas;
·
Trabalhos individuais e em grupos;
·
Produção de textos e dissertações;
·
Seminários;
·
Relatórios;
·
Pesquisas;
·
Provão;
Compromisso, participação, postura e organização na matéria.
|
O Oriente
Próximo e o surgimento das primeiras cidades
|
|||
2º
BIMESTRE
|
Civilização grega
·
A construção da cidadania clássica e o regime
democrático ateniense.
·
Os excluídos do regime democrático
Democracia e escravidão no mundo antigo e no mundo
contemporâneo
O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente com o
Ocidente
|
Civilização grega
·
A construção da cidadania clássica e o regime
democrático ateniense.
Os excluídos do regime democrático
|
|||||
3º
BIMESTRE
|
A civilização Romana e as migrações bárbaras
Império Bizantino e o mundo árabe
Os Francos e o Império de Carlos Magno
Sociedade Feudal
·
Características sociais, econômicas, políticas
e culturais.
|
Enfatizando o desenvolvimento e o aprimoramento da leitura
e da escrita, serão utilizados diversos e diferentes suportes como metas para
alcançar o objetivo proposto, destacamos:
·
Produção de
texto;
·
Contextualização
de fatos;
·
Leituras
individuais;
·
Leituras
compartilhadas;
·
Leituras
iconográficas;
·
Leituras
cartográficas;
·
Interpretações
de textos;
·
Problematização
de textos;
·
Leituras de imagens
fotográficas e documentação histórica;
·
Filmes e
documentários;
·
Seminários e
apresentações;
·
Analise e
síntese de textos;
·
Pesquisas
individuais e em grupos;
Excursões e visitações
|
·
Oral;
·
Escrita;
·
Questões objetivas;
·
Trabalhos individuais e em grupos;
·
Produção de textos e dissertações;
·
Seminários;
·
Relatórios;
·
Pesquisas;
·
Provão;
Compromisso, participação, postura e organização na matéria.
|
A civilização Romana e as migrações bárbaras
|
|||
4º
BIMESTRE
|
Renascimento comercial e urbano e formação das monarquias
nacionais
Expansão europeia nos séculos XV e XVI
·
Características econômicas, políticas,
culturais e religiosas.
Sociedades africanas da região
subsaariana até o século XV
A vida na América antes da
conquista europeia
·
As sociedades maia, inca e asteca.
|
Enfatizando o desenvolvimento e o aprimoramento da leitura
e da escrita, serão utilizados diversos e diferentes suportes como metas para
alcançar o objetivo proposto, destacamos:
·
Produção de
texto;
·
Contextualização
de fatos;
·
Leituras
individuais;
·
Leituras compartilhadas;
·
Leituras
iconográficas;
·
Leituras
cartográficas;
·
Interpretações
de textos;
·
Problematização
de textos;
·
Leituras de
imagens fotográficas e documentação histórica;
·
Filmes e
documentários;
·
Seminários e
apresentações;
·
Analise e
síntese de textos;
·
Pesquisas
individuais e em grupos;
Excursões e visitações
|
·
Oral;
·
Escrita;
·
Questões objetivas;
·
Trabalhos individuais e em grupos;
·
Produção de textos e dissertações;
·
Seminários;
·
Relatórios;
·
Pesquisas;
·
Provão;
Compromisso, participação, postura e organização na matéria.
|
Sociedade Feudal
Renascimento comercial e urbano e formação das monarquias
nacionais
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário