domingo, 28 de dezembro de 2008

Depoimento dos alunos

Morar em São Paulo

Morar em São Paulo, para mim, foi muito difícil, porque vim morar nesta cidade com 5 anos de idade. Tudo era muito estranho. As ruas eram de terra, quando chovia, ficava um lameiro só.
As condições de meus pais eram poucas. A gente foi morar em um quartinho pequeno. Eu, meu pai, minha mãe e minha irmã. Aos poucos fomos conseguindo coisas melhores. Fui crescendo e comecei a ir para a escola, mas fiquei desinteressada. Comecei a faltar às aulas e, por fim, acabei saindo da escola. Daquele tempo pra cá, tentei estudar três vezes, mas não consegui terminar.
Hoje voltei a estudar. Por quê? Eu via meus amigos estudando, minha cunhada, até pessoas mais velhas. Isso foi me incentivando. É para saber ler e escrever melhor, saber falar bem.
Vou contar aqui uma coisa que aconteceu comigo: uma vez, fui preencher uma ficha de cadastro, quando fui entregar para a moça no balcão, a moça falou que tinha muitos erros. Fiquei muito chateada, mas não podia reclamar.
Hoje estou aqui no Cieja e estou muito satisfeita.

Lucivan, III A, manhã.

Morar em São Paulo

Quando eu me mudei para São Paulo, achei a cidade muito bonita e também agitada.
As pessoas vivem sempre apressadas. Ora atrás do ônibus. Ora atrás do Metrô. Assim, passando umas pelas outras sem ao menos se olhar.
Nessa correria do dia-a-dia, com todos indo em busca de seus objetivos, muitas vezes nos esquecemos de olhar o quanto São Paulo é uma cidade bonita e o que ela tem a nos oferecer.
Hoje, posso dizer que gosto muito de morar aqui. Aprendi a ver o lugar onde vivo com outros olhos. Passei a admirar as belezas naturais que o bairro onde moro tem. A mata densa que preserva a fauna, a flora e as represas com suas águas límpidas.
Morar em São Paulo é sempre estar correndo atrás de alguma coisa.

Deuzinha, III A, manhã.

Morar em São Paulo

Nasci na cidade de São Paulo e sempre morei aqui.
É ótimo morar nesta cidade, mesmo sabendo dos contrastes existentes. Porém, os mesmos não diminuem o prazer e a alegria de ser uma cidadã paulistana.
Nós, os moradores desta grande metrópole, podemos usufruir de muitos benefícios e oportunidades que ela nos oferece. É claro que muitas vezes deixamos escapar algumas dessas oportunidades, como por exemplo: oportunidade de trabalho e principalmente de estudo. Também nem sempre temos condições de participar do que há de melhor na cidade.
Mesmo com suas graves deficiências, tais como: transporte, segurança, saúde e educação, morar em São Paulo é participar e compartilhar do dia-a-dia de uma cidade caracterizada pela agitação e conviver com pessoas de diversos lugares, que faz desta cidade um lugar diferente, diversificado.
Raquel Reimberg Santana, III A, manhã.

Um comentário:

katia disse...

vejo que os alunos tem um gde diferencial,sabem escrever com a alma.
parabéns aos alunos,pela garra e aos mestres por acreditarem.
fiquei de fato muito impressionada.